A Influência das Redes Sociais no Processo Seletivo

redessociais2

As redes sociais ganharam importância no processo de triagem e validação dos candidatos às entrevistas de emprego, e ao preenchimento de postos de trabalho. Estas ferramentas, se tornaram um método de avaliação de candidato. Pessoalmente, tenho minhas restrições à determinados critérios, que são levados em consideração, mas saiba que a maioria das empresas, elimina mesmo.

Para não se prejudicar, você deve estar atento às suas publicações e principalmente, ao seu modo de privacidade, se não quiser passar por situações difíceis. Não deixe em modo público em suas redes pessoais, principalmente Facebook, opiniões radicais ou fotos comprometedoras, tenha sempre em mente que você pode ser profissionalmente julgado por tudo isso (por mais injusto que pareça).

As redes sociais profissionais, como o Linkedin devem estar sempre atualizadas, e é uma excelente ferramente, para se fazer network e expressar os seus valores pessoais, para uma organização. A sua rede de conexões profissionais, também pode ser analisada, dependendo do cargo que você almeja e inclusive servir de referência profissional. Dê preferência a um currículo on line atualizado no Youtube, sem dúvida, será um diferencial

Todo cuidado é pouco, pois já vimos bons candidatos serem eliminados de um determinado processo seletivo, apenas por compartilhar post, dissonante com os valores da empresa.

Reunimos algumas dicas de como manter as suas redes sociais empregáveis:
  • Na sua rede social pessoal, tente proteger a  sua privacidade;
  • Caso prefira manter a sua rede pública, seja coerente na entrevista com o que você publica na sua rede;
  • Use sua rede social profissional para promover os seu trabalho, seus resultados, promoções e valores profissionais;
  • Publique apenas fotos no modo público que considere agregar valor a sua imagem profissional, fotos constrangedoras de momentos íntimos, devem ser compartilhadas apenas com amigos muito íntimos.
  • Não adicione o selecionador à sua rede social pessoal, vocês não são amigos. No máximo, b busque-o em uma rede profissional.
  • Críticas públicas a atual empresa, ou aos colegas de trabalho não são bem vistas.
Você também deve acompanhar as redes sociais da empresa que tem interesse profissional, além de obter maiores informações, você pode validar os interesses e valores se são congruentes com o seus, bem como oportunidades e vagas de emprego.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *